CEAL Ludovico Pavoni

CEAL | Ludovico pavoni

O Centro de Audição e Linguagem – Ludovico Pavoni (CEAL/LP) é uma instituição particular, beneficente, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Federal e Estadual. Tem como mantenedora a Associação das Obras Pavonianas de Assistência (AOPA), entidade particular, religiosa, de origem italiana, fundada pelo Santo Ludovico Pavoni (1784-1849). Tudo o que realizamos até hoje, só foi possível graças à Rede de Sustentabilidade que nos permite manter e dar continuidade aos nossos projetos.

Há quase 50 anos o CEAL/LP vem trabalhando para minimizar as dificuldades relacionadas à Deficiência Auditiva e mais recentemente, à Deficiência Intelectual/Transtornos do Espectro Autista (TEA), com a implantação do CER II – Centro Especializado de Reabilitação que abrange a população com Deficiência Auditiva e Deficiência Intelectual/Autismo.

Desenvolvemos ações com intuito de oferecer ás crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva e déficit intelectual e/ou autismo melhores perspectivas de vida, além do trabalho na edificação de sua cidadania, seu desenvolvimento humano e social, integrando também as famílias.

Usuários

– Sistema Único de Assistência Social (SUAS);

– Sistema Único de Saúde (SUS);

– Sistema Educacional;

– Bebês, crianças, jovens e adultos com Deficiência Auditiva;

– Bebês e crianças com Deficiência Intelectual/Autismo.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Assistência Social

A prioridade nessa área é atender diariamente, com envolvimento e compromisso, 420 crianças e adolescentes com deficiência (auditiva/intelectual e autismo) e suas famílias, gratuitamente, priorizando ações que garantam sua inclusão social, conforme dispõe o sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Educação

O CEAL tem um papel fundamental no suporte pedagógico de seus usuários visando garantir um efetivo acompanhamento no processo de aprendizagem, apropriação das habilidades de linguagem oral e escrita e desenvolvimento global da criança. Esta área desenvolve trabalhos nos setores de Estimulação Precoce (PAE), Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), em período integral, e Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno da escola regular, auxiliando os usuários na aprendizagem dos conteúdos curriculares, dando ênfase especial na aquisição e no desenvolvimento da língua portuguesa nas modalidades de leitura e escrita (oral). Todo corpo docente tem formação em educação básica com aptidão para atuar no Programa de Estimulação Precoce e no Atendimento Educacional Especializado. São professores habilitados nas áreas de Educação Física, Educação Artística/Cênicas ou Música, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências e Biologia, Física e Química, Língua Estrangeira e Informática.

Saúde

Aos 420 usuários atendidos diariamente na faixa etária de 0 a 20 anos são oferecidos, gratuitamente, serviços de otorrinolaringologia, neuropediatra, odontopediatra, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, nutrição e serviço social. E para população em geral, em média 1.200 usuários/mês, são realizados gratuitamente, procedimentos previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em média e alta complexidade no Programa de Atenção à Saúde Auditiva.