ESPECIALIDADES

Otorrinolaringologia

O otorrinolaringologista é e médico especialista em tratar as doenças ocasionadas nas áreas da garganta, ouvidos e nariz. Dessa forma, ele trabalha para cuidar e manter a saúde dos pacientes com técnicas próprias, tratamentos e exames. Os sintomas frequentes ao se procurar por esse profissional são: obstrução ou secreção no nariz, dificuldades auditivas como surdez e zumbido, dores e sangramentos no ouvido e ainda outros como ronco, rouquidão e dor de garganta.

Em relação às doenças mais tratadas pelos otorrinolaringologistas, as principais são: otite (inflamação no ouvido), sinusite e rinite (inflamações nas cavidades nasais), apneia (suspensões na respiração), distúrbio de labirinto (inflamação no ouvido interno), amigdalite (inflamação nas amígdalas), faringite (inflamação na faringe) e surdez (diminuição ou perda da capacidade de audição).

Sempre que identificar algum desses sintomas nas áreas citadas, é muito importante procurar por esse profissional o quanto antes. Por tratar as áreas da cabeça e do pescoço, esse profissional também faz cirurgias plásticas faciais e cirurgias de cabeça e pescoço. Informe-se sobre isto durante a consulta com seu médico.

Fonoaudiologia

É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem o diagnóstico, a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Audiologia:

Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causas alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.

Para confirmar alguma perda auditiva ou problemas estruturais do ouvido, são feitos exames específicos realizados pelos audiologistas, que conseguem mensurar o tipo e grau de perda, bem como se há algum comprometimento físico das orelhas. Os médicos precisam desses exames para confirmar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Linguagem:

É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional, bem como de aprendizagem. É importante o diagnóstico e intervenção precoces para minimizar os impactos na vida da pessoa, e alcançar resultados melhores.

Fonte: https://www.fonosp.org.br/fonoaudiologia

Psicologia

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais humanos. Através de análises complexas e criteriosas das emoções dos indivíduos, um profissional de psicologia atua para promover, proteger e reabilitar a saúde mental, visando bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva. Além disso, propõe diagnósticos, tratamentos e auxilia na prevenção de doenças mentais.

Atualmente, no CEAL, a psicologia atua nas modalidades de psicoterapia individual, de casal e família, abrangendo todas as idades (criança, adolescente, adulto e idoso). Realiza também avaliações psicológicas e neuropsicológicas, abrangendo o desenvolvimento infantil e também testes vocacionais.

Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional é a área responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. A intervenção estimular a participação ativa dos pacientes ao longo do processo terapêutico com o intuito de auxiliar os indivíduos na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais.