Fórum

Uma agradável surpresa!

Carlos Eduardo, também conhecido como “Cadu”, tem 4 aninhos e é atendido no SEADI desde abril de 2019. No SEADI, ele é atendido por uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais da área de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia.

Durante uma das sessões de psicologia, onde o objetivo é trabalhar: interação, coordenação olho mão, contato visual, comunicação expressiva e receptiva a partir da entrega de formas geométricas solicitadas, Cadu, surpreendentemente, de livre e espontânea vontade, pegou a caneta e transcreveu uma frase dita por Malala Yousafzai, vencedora do prêmio nobel da Paz, “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.”

Para visualizar o vídeo, favor entrar no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1MgL0p1H5KoLQYf_DeCQdQy_USW5qBoFj/view?usp=sharing

Mas, o que é autismo?

O autismo é uma alteração do neurodesenvolvimento no qual os sinais podem aparecer nos primeiros meses de vida. Essa alteração afeta a comunicação, interação social e comportamento.

Anteriormente, a alteração era dividida em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele tem uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 

O diagnóstico do TEA e outras alterações intelectuais é feito através de observação clínica do paciente, aplicação de testes de rastreio, avaliação e entrevista com os pais ou responsáveis.
O TEA não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez, e mesmo fatores ambientais.

Aqui no CEAL/LP possuímos tratamento especializado desenvolvido pelo SEADI (Setor Especializado em Alterações do Desenvolvimento Infantil)  para crianças como o Cadu! A equipe é composta por médica neuropediatra, médico psiquiatra infantil, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogas, psicopedagógico, odontopediatra e assistência social.  Tais profissionais atuam nos aspectos de socialização, comportamento, comunicação,aprendizagem, autonomia e independência nas atividades do dia a dia das crianças atendidas. Os atendimentos nas diferentes especialidades ocorrem conforme a demanda do usuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *