SETAS

SETAS

O SETAS (Setor de Terapia) atende crianças deficientes auditivas com idade de 04 a 18 anos.

Os objetivos principais da reabilitação fonoaudiológica são desenvolver e aprimorar as habilidades auditivas e linguísticas da criança deficiente auditiva.

A metodologia utilizada é o Método Aurioral, que enfatiza o desenvolvimento da linguagem oral através do uso residual da audição, potencializada com o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC). Os responsáveis pela criança são inseridos no processo de reabilitação fonoaudiológica para que sejam executores dos modelos linguísticos no cotidiano da criança.

A equipe técnica é composta por 08 fonoaudiólogas e 02 professoras.


São atendidas no SETAS uma média de 140 crianças:

Atendimento Semanal Atendimento Mensal Atendimento Anual
294 1.176 12.936

A reabilitação fonoaudiológica é composta por atendimentos individuais, duas vezes por semana, com duração de 30 minutos e participação da família. Além disso, há a possibilidade das crianças serem inseridas no Atendimento Educacional Especializado, Natação, Artes, entre outras atividades.


São realizados também atendimentos em dupla para o aprimoramento da linguagem oral.


Algumas crianças e adolescentes são atendidos em grupo. São duas profissionais mediadoras, sendo uma professora e uma fonoaudióloga. Cada profissional é responsável por 04 grupos, os quais são compostos por 03 ou 04 participantes.

Os benefícios de dar continuidade à reabilitação auditiva em grupo são: propiciar trocas de experiências, fortalecer as relações interpessoais e otimizar os resultados do processo terapêutico individual, colocando em prática os aspectos auditivos e linguísticos trabalhados anteriormente.