PAE

PAE – Programa Aprendendo a Escutar / Estimulação Precoce

O PAE é um programa para crianças com deficiência auditiva e suas famílias, no qual atuam profissionais envolvidos na reabilitação auditiva. Neste Setor estão matriculados aproximadamente 100 usuários com atendimentos individuais ou em pequenos grupos duas vezes por semana.

Metodologia:

-Método Aurioral:

A Terapia Aurioral inclui educação, orientação e suporte às famílias das crianças com deficiência auditiva.

O principal objetivo do uso do Método aurioral é incentivar o desenvolvimento da linguagem oral por meio do uso da função auditiva, promovendo assim maior possibilidade de independência pessoal e integração social do indivíduo.

Para o uso deste método, é essencial que a criança com deficiência auditiva frequente a escola regular e seja submetida à adaptação do dispositivo eletrônico que promova o acesso aos sons o mais precocemente possível.

O PAE promove:

- Uso consistente dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez e tecnologias assistivas, possibilitando maior competência auditiva.

- Terapia individualizada e situações de aprendizagem nas quais a audição e linguagem oral são modos esperados de comunicação.

- Parceria com as escolas regulares que acolhem as crianças atendidas no Programa, por meio de ciclos de palestras e reuniões com os professores.

- Parceria entre os profissionais desse Programa com os centros de implante coclear nos quais as crianças assistidas no PAE são acompanhadas. Esta relação visa a troca de informações sobre procedimentos pré, peri e pós operatórios, ajustes feitos nas programações dos implantes cocleares – mapeamento, bem como informações acerca do desenvolvimento das habilidades de audição e linguagem da criança.

Auxilia os pais:

- A aprimorarem habilidades que capacitarão suas crianças a desenvolver a comunicação oral por meio da audição.

- A serem os primeiros modelos para a construção de fala e linguagem da sua criança.

- A compreenderem e minimizarem o impacto da deficiência auditiva em toda família.

Proporciona:

- O crescimento da criança na sua totalidade por meio do desenvolvimento das habilidades de audição, fala, linguagem, cognição e comunicação.

- A integração educacional da criança com deficiência auditiva em classes de escolas regulares e serviços de suporte.

- Participação de toda a família em cada estágio de desenvolvimento da criança.

Equipe PAE:

- 9 Fonoaudiólogas

- 1 Psicóloga

- 1 Terapeuta Ocupacional

- 2 Professoras na Oficina de Histórias

- 1 Professora de Educação Física na Estimulação Motora

- 5 Estagiários de Fonoaudiologia

- 3 Estagiários de Terapia Ocupacional

- 1 Assistente Administrativo

- 1 Auxiliar de Serviços Gerais

A equipe faz parte de um time interdisciplinar de profissionais que promove melhor qualidade de vida para crianças com deficiência auditiva e suas famílias.


Serviços oferecidos no PAE:

Fonoaudiologia: por meio da terapia de habilitação e (re)habilitação auditiva pautada na abordagem aurioral, tenta minimizar precocemente os efeitos da deficiência auditiva e possibilita o desenvolvimento de condutas que favorecem e auxiliam a criança na aquisição da linguagem por meio da via auditiva.

Oficina de Histórias e Artes: favorece a criança pequena na mais tenra idade os primeiros contatos com o universo do letramento por meio de histórias, contos infantis, e dramatizações, estimulando o imaginário infantil, propiciando dessa maneira o desenvolvimento da compreensão da linguagem falada e escrita, compartilhando parceria da família para este despertar.

Terapia Ocupacional: atua nas habilidades de desenvolvimento funcional, por meio de estimulação precoce, estimulação motora, estimulação cognitiva e intervenções nas alterações modulares do processamento sensorial.

Psicologia: oferece às famílias orientações a cerca do desenvolvimento infantil, temas relacionados à deficiência auditiva, suporte e auxílio para as famílias em como lidarem com as fases de luto e negação frente ao diagnóstico da deficiência auditiva, dramatização com a criança e sua família que irá para a cirurgia de implante coclear, dentre outros.

Estimulação Motora: o atendimento de Educação Física oferecido no PAE visa ajudar as crianças na aquisição dos pré-requisitos importantes para a fase de alfabetização. São eles: esquema corporal, lateralidade, noção espacial, socialização, dentre outros. A professora preza por atividades lúdicas, com materiais diversos e muitas cores, respeitando sempre as particularidades de cada criança.

Sala de Vivência: espaço terapêutico que simula o ambiente familiar. Neste espaço a família e sua criança realizam situações de brincadeiras, receitas, atividades de vida diária sob supervisão de uma fonoaudióloga e/ou psicóloga com o intuito de oferecer informações para o enriquecimento das situações do dia a dia da criança possibilitando dessa maneira o desenvolvimento das habilidades de audição e linguagem em sua totalidade.