Notícias

Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva

Representantes do CEAL/LP participaram, no dia 26/09, do 5º Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva, organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) como parte da programação do Setembro Azul – mês de conscientização sobre os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Estiveram presentes na abertura do evento a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a ministra Damares Alves e a secretaria nacional dos direitos da pessoa com deficiência, Priscilla Gaspar.

Durante o fórum foram abordados temas como empregabilidade, saúde, educação e protagonismo da pessoa surda e com deficiência auditiva.Teve destaque a questão do preconceito por parte das empresas para contratação da pessoa com deficiência. No Distrito Federal o número de empresas que cumprem a cota, determinada na lei, não chega a 40%. As maiores descumpridoras são as entidades públicas e as empresas prestadoras de serviço.

A secretaria Priscilla fez um discurso inclusivo em relação aos surdos que utilizam somente a língua dos sinais (Libras) e os oralizados.

Importante constatar que o discurso da secretaria está alinhado com o propósito do CEAL/LP que é o de acolher, sem preconceito ou distinção, tanto o surdo que se comunica somente utilizando a língua dos sinais, quanto o surdo oralizado ou que deseja ser oralizado.

A presidente da Associação de Pais e Amigos do CEAL/LP (APAC) e outras mães participaram do evento e deixaram sugestões de melhorias para o sistema.

Fotos