>

Bloco Inicial de Alfabetização (BIA)

BIA

O Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) surgiu diante da necessidade de atender crianças deficientes auditivas que apresentavam desnível entre a idade auditiva e o desenvolvimento cognitivo, tendo assim um prejuízo importante no processo de aprendizagem.

Dessa forma, desenvolveu-se o projeto de implementação do Bloco constituído por três turmas – BIA 1, BIA 2 e BIA 3 na intenção de atender as crianças em processo de alfabetização.

A metodologia adotada é uma adaptação do método fonovisuarticulatório que utiliza-se de estratégias fônicas (fonema/som), visuais (grafema/letra) e articulatórias (articulema/Boquinhas) visando a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, consolidação da alfabetização e letramento.

O objetivo final desse formato de atendimento educacional é desenvolver as potencialidades dos estudantes, a inclusão social e o exercício da cidadania, sustentados em valores éticos, humanos e cristãos. Visando contribuir com intervenção psicopedagógica para o desenvolvimento integral desses cidadãos para que possam tornarem-se independentes e protagonistas de suas vidas de forma ética, participantes e transformadores da realidade social.